

PORQUÊ BABU EM BAMBU
As características do bambu enquanto planta, as suas notáveis propriedades como material e as suas atuais aplicações no mundo criam uma vasta gama de possíveis utilizações com potencial para dar resposta a um desenvolvimento que proporcione maior equidade social, melhoria do meio ambiente e aumento da qualidade de vida.
Assim, o crescimento da população mundial tem provocado fortes pressões no meio ambiente proporcionando um decréscimo na quantidade e na qualidade dos recursos florestais contribuindo desta forma, para o interesse de novos recursos vegetais como é o caso da utilização do bambu. Dessa forma o bambu foi redescoberto como um recurso renovável e não poluente.
Atualmente em que o desenvolvimento sustentável não é mais uma opção, e sim uma necessidade, o bambu pode ser utilizado de uma forma abundante e substituir muitos materiais no fabrico de vários produtos devido ao menor tempo de crescimento e capacidade de ser um regenerador ambiental.
SABIA QUE O BAMBU…
-É DE RÁPIDO CRESCIMENTO
O bambu é a planta com maior crescimento diário do mundo, actualmente o record foi atingido no Japão, onde esta planta cresceu 121 cm em apenas 24h!
-É ÓPTIMO PARA OS DENTES
O carvão de bambu apresenta várias propriedades medicinais, a sua utilização é bastante variada, há quem o utilize em banhos de imersão, por exemplo. Assim como as suas folhas são utilizadas em chá com múltiplos benefícios.
TEM PROPRIEDADES MEDICINAIS
-É UM SUBSTITUTO DO PAPEL
É a planta com maior concentração de sílica em todo o
planeta, que reforça o trabalho do cálcio para a construção de ossos e dentes fortes. Os nutrientes do bambu também são benéficos para a gengiva, fortalecendo-a.
É uma planta robusta, que fabrica seus próprios componentes antibacterianos e se desenvolve muito bem sem pesticidas. Suas fibras porosas podem produzir tecidos que respiram e são tão macios como seda.
-TEM MÚLTIPLAS FINALIDADES
Existem atualmente mais de 4000 utilizações possíveis
para o Bambu e a cada dia que passa novas formas são
descobertas e aplicadas. Estudos recentes apontam que o
álcool etanol pode ser retirado do bambu, podendo ser
utilizado também como combustível.
-É AUTO-SUSTENTÁVEL
É capaz de regenerar após o corte, podendo viver até cem
anos e sendo feito o tratamento adequado, pode se tornar
um material durável por muitas gerações. Uma matéria
prima renovável, de baixo custo, com diversas possibili-
dades de uso, o bambu cada vez mais vem sendo utilizado
na conservação ambiental.
PORQUE ESCOLHER UMA BABU É TÃO IMPORTANTE
-ALTERNATIVA ÀS TRADICIONAIS
É a única verdadeira alternativa às escovas de plástico ao contribuir para a resolução de um problema que nos afeta a todos, pois as escovas tradicionais são responsáveis por toneladas de resíduos todos os anos, causando um impacto ambiental gigantesco.
BIODEGRADÁVEL
O bambu é totalmente biodegradável, ao contrário das tradicionais que demoram mais de 400 anos anos a decompor-se! Para além de amigo do ambiente, está a utilizar um produto vindo da natureza.
-ANTIBACTERIANO NATURAL
O bambu como antibacteriano natural que é, tem na sua constituição agentes que previnem a proliferação de bactérias nocivas. É também um material sem porosidade que evita assim a contaminação por fungos e bactérias, contribuindo para que a sua higiene oral seja mais saudável.
-CABO ERGONÓMICO
As Babu estão desenhadas para se adaptarem
perfeitamente à sua mão e boca de modo a
que o seu manuseamento seja perfeito no
processo de escovagem dos seus dentes,
dando-lhe a possibilidade de optar por três
tamanhos: normal, pequeno e criança.
-A MELHOR EXPERIÊNCIA ORAL
As cerdas das Babu foram especialmente desenhadas para lhe oferecer a melhor experiência de escovagem, protegendo os seus dentes e gengivas ao mesmo tempo que os deixa limpos e saudáveis.
-PEQUENOS GESTOS, GRANDES MUDANÇAS
Pequenas atitudes repetidas por muitos têm um impacto enorme! Utilizar as Babu contribuirá para que grandes mudanças aconteçam enquanto tem uma experiência de escovagem muito melhor que as tradicionais, está também a assegurar um melhor futuro para as gerações vindouras.

PERGUNTAS FREQUENTES
-
Onde são feitas as escovas de dentes Babu?
As Babu são produzidas na Ásia, local onde está localizado o bambú dos nossos cabos. A planta é o moso bambú (Phyllostachys Edulis), sendo uma das espécies de bambú com maior taxa de crescimento do mundo, não comprometendo o ecossistema uma vez que não é comestível para várias espécies, como os pandas.
2.De que material são feitas as escovas de dentes Babu?
O material das cerdas é nylon sem BPA e como não existem ainda alternativas biodegradáveis (excluindo as cerdas de pêlo de porco que, apesar de serem biodegradáveis, são terríveis em vários aspetos), aconselhamos a que se corte as cerdas depois de utilizar a escova e colocar no ecoponto.
3.Qual o tempo de duração da escova?
O tempo médio fica entre os 2 e os 3 meses de utilização, mas depende de vários fatores, tal como a dureza da cerda escolhida, a pressão exercida durante a escovagem, o número de utilizações diárias, entre outros. A melhor forma de analisar a durabilidade da escova passa por observar a conservação das cerdas: quando as cerdas apresentam já um elevado desgaste significa que está na altura de a trocar.
4.Após a escovagem, onde devo guardar a escova de dentes?
Como o bambu é um material absorvente, é aconselhável após a escovagem deixar a sua Babu num local seco e/ou sem contacto permanente com a água para evitar a humidade. Estando em contacto com a humidade, a Babu apresenta um aspeto mais escuro.
5.O que fazer à escova de dentes quando terminar a sua utilização?
Quando trocar a sua Babu, aconselhamos a cortar as cerdas e colocar no ecoponto. Excetuando as cerdas, todo o resto do material é biodegradável pelo que aconselhamos a colocar a embalagem no ecoponto azul do papel e o próprio cabo pode até enterrar junto a uma árvore, por exemplo.