IMG_6345.PNG

Biatakí

Biatakí – eco cinzeiro é um projecto que começou como um pedaço de cana-comum e uma rolha de vinho reutilizada.


Assim nasceu o primeiro eco cinzeiro de bolso, reutilizável, durável e sustentável.

Criado por David Rodrigues, neste momento é um conjunto de produtos-causa e um movimento de sensibilização ambiental com o objectivo de reduzir, e até eliminar, o problema de poluição causado pelo descarte de beatas de cigarro para o espaço público e meio ambiente. Apesar de a beata de cigarro ser um resíduo muito pequeno, pode conter até 4000 substâncias químicas; das quais 700 de nível tóxico e 60 de nível cancerígeno.

Já imaginou o impacto de 4.5 triliões de beatas que, anualmente, acabam nos oceanos?

Valores  E C O :

  • Os produtos Biatakí são produzidos artesanalmente e com recurso a matérias primas naturais (cana-comum, cortiça, madeira e bambu plantado em Portugal), assim como materiais reutilizados (rolhas de cortiça, bases de plástico preto, potes de recolha) e em breve, os tubos de PVC serão de plástico reciclado.

  • A produção é realizada sempre da forma mais sustentável possível: por exemplo, as canas são colhidas à mão (recurso a uma serra) e a electricidade consumida no atelier provém de energias renováveis através da Coopérnico.

  • Todas as embalagens de envio são de cartão e reutilizadas, recolhidas junto dos parceiros Biatakí.

 

 

A Rede Biatakí é um programa de acções de sensibilização, instalação de cinzeiros Biataki e recolha de beatas de cigarro para tratamento adequado e especializado.