Celebremos As Abelhas 🐝
Quando pensamos nas Abelhas imediatamente surge uma associação ao mel que produzem ou a uma ou outra picada que alguma vez experimentámos...
É urgente esclarecer sobre a sua real importância, que vai muito além da sua produção de mel. É essencial reconhecermos o papel fundamental que desempenham para manter a Vida no planeta.

No passado dia 20 de Maio comemorou-se uma vez mais, o Dia Mundial das Abelhas.
Este dia foi instituído como forma de chamar a atenção para a importância destes pequenos e maravilhosos insectos.
Um estudo divulgado pela ONU é revelador dessa importância. Segundo esse relatório três quartos das espécies agrícolas no mundo dependem das Abelhas para produzirem alimentos!
O processo de Polinização depende em grande parte destes laboriosos insectos.
"A Polinização é uma troca de pólen entre as flores, e o seu objectivo principal é a reprodução de qualquer tipo de semente e fruta, por isso se este processo não for cumprido, não teremos alimentos da maneira como fazemos hoje em dia.”
"O papel da Polinização também tem um impacto positivo sobre o meio ambiente, porque contribui para manter a biodiversidade e a dinâmica dos ecossistemas dos quais depende a Agricultura Mundial. " ( in Não existe 1 Planeta B).
Nós, os cidadãos comuns precisamos levar a sério o conhecimento que temos. Provavelmente todos nós saberemos o que é a Polinização e sua importância. Mas que fazemos para atenuar o efeito desastroso dos pesticidas sobre as nossas diligentes amigas polinizadoras, que morrem aos milhões todos os anos, vítimas destes produtos?

Precisamos protegê-las. Ao protegê-las protegemo-nos. Todas as ações individuais são fundamentais, desde ensinar, divulgar e sobretudo PLANTAR!
À semelhança do que se faz em Inglaterra, onde nas cidades se começam a plantar corredores de flores e plantas amigas das Abelhas de forma a que se alimentem e reproduzam, precisamos Plantar!
Morgan Freeman, conhecido actor, criou, numa quinta, uma um autêntico santuário para as Abelhas... Plantou e construiu colmeias! Um exemplo a seguir onde for viável!
É fundamental também reduzir o recurso a pesticidas: Plantar flores silvestres entre culturas diminui o risco de pragas.
Plantar é uma palavra de ordem. Plantar flores amigas das Abelhas, tais como a Lavanda, os Coentros, o Funcho, a Salvia, o Tomilho, o Açafrão, a Malva, o Girassol, a Anémona, a Papoila...
Podemos sempre oferecer sementes ou vasos a florir ...
Plantar... Plantar onde for possível e sempre.
Plantar com os mais pequenos.
Plantar nas Escolas. Não chega plantar a ideia num livro colorido, precisamos plantar a ideia na Terra e vê-la florir!
Celebrar as Abelhas e divulgar o seu trabalho fantástico deve ser uma tarefa de todos. Com esse objectivo recentemente a Suécia homenageou-as construindo um monumento em sua honra.
Um pouco por todo o mundo surgem pequenos movimentos... Ações de sensibilização... Despertando as consciências. As nossas.
Uma vez despertas só nos resta Plantar!

Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts. Efetue Login para deixar o seu comentário.
Obrigada!
#salvarasabelhas #protegerabelhas #abelhasemextinção #abelhassãoofuturo