DEPRESSÃO - SUPERAR, ALÉM DA MEDICAÇÃO

Atualizado: 3 de Dez de 2019




"A Depressão é uma prisão em que você é tanto o prisioneiro quanto o carcereiro" Dorothy Rowe. 



Imagem de kalhh por Pixabay


Todos, de uma forma ou de outra, conhecemos o efeito devastador da Depressão quer por a termos vivido na primeira pessoa quer por ter convivido com ela através de alguém próximo. Quer seja pelas limitações que induz, quer pelos comportamento que requer pelo ambiente envolvente,  sente-se uma necessidade de lutar contra ela, e ao mesmo tempo uma grande impotência. 


Já se vai falando de outras abordagens para além da medicação. A necessidade de avaliar o indivíduo com Depressão e estabelecer uma relação com os acontecimentos que possam ter desencadeado o processo depressivo, até à condição física do próprio indivíduo, requerem uma análise Holistica. A Holistica, cada vez mais veiculada, avalia do ponto de vista físico, emocional e espiritual. Possuindo critérios  mais empíricos do que os conhecimentos cientificamente testados,  mas que radicam em princípios base que a ciência aceita.


QUÍMICA

A química do nosso cérebro altera-se.  A Depressão leva a alterações químicas neste orgão, e é por sua vez influenciada pela bioquímica do mesmo. Uma pescadinha de rabo na boca, se me permitem. Sabemos hoje que o tipo de pensamentos que povoam a nossa mente e o tipo de substâncias que ingerimos têm uma grande responsabilidade na química que está na base da actividade neuronal. Estes dois factores, num cérebro depressivo fazem oscilar a produção de serotonina, com implicações sérias na nossa saúde mental. Para quem não costuma investigar estes assuntos é necessário esclarecer que a origem da produção de Serotonina se dá  numa fase inicial, no intestino (triptofano). Daí ser comum ouvirmos a expressão o "intestino é o nosso segundo cérebro". É mais fácil compreender agora a importância da nossa alimentação e das nossas rotinas diárias na produção daquele neurotransmissor(serotonina) que para efeitos de combate à depressão precisa ser incrementada.


ALIMENTOS

Existem alimentos a evitar pois dificultam a produção de Serotonina. São eles, os muito ricos em açucares e os carboidratos. O ideal é uma alimentação rica em fruta, legumes e grãos integrais. Investigações recentes apontam também a Cúrcuma, (caril) como um alimento a consumir regularmente com este mesmo propósito.


EXERCÍCIO O FISICO

É muito benéfica a actividade física, de qualquer tipo para estimular a produção de Serotonina. Contudo se for feita num ambiente tranquilo, será muito mais eficaz para o efeito que pretendemos. Caminhar a bom ritmo, junto ao mar ou por entre as árvores de uma floresta, perto da natureza, tem um efeito bastante exponenciado.


LER E ESCREVER 


A Literatura tem uma influência positiva pelas emoções que gera e pelo aprendizado no contacto com as personagens e suas vivencias. Uma história inspiradora desencadeia  o bem estar que ajuda em muito a modificar a química cerebral.  Por outro lado escrever sobre o que se sente tem o efeito reparador de uma catarse, liberta a dor e ajuda na tomada de consciência da realidade intima do indivíduo deprimido. Investigadores são peremptórios em afirmar o valor destes benefícios no processo de recuperação. Escrever sobre a dor, pelo menos 15 a 20 minutos diários durante alguns dias é um óptimo exercício. 




OUVIR MÚSICA CLÁSSICA

Ouvir musica clássica, especialmente Bach, Händel, Chopin, Brahms comprovadamente estimulam a produção de Serotonina.  Em relação a Bach, e às suas composições, elas possuem uma ordem"matemática" similar a frequências cerebrais.  Este tipo de música tem a particularidade de abrir as emoções e sentimentos e revelar a dor que está na origem do sofrimento de Alma que caracteriza a Depressão e isso é altamente reparador e potencialmente saudável.


PENSAMENTO POSITIVO E MEDITAÇÃO 

Sem dúvida que o pensamento positivo leva ao humor e ao bem estar.  Foram feitas experiências em que os pacientes de Depressão tomavam um comprimido de farinha ( efeito placebo), acreditando estarem a tomar a mais poderosa e recente droga para curar a Depressão, e o efeito foi bastante positivo. As melhoras ocorreram de facto. Acreditar é o primeiro passo para acontecer.  Também a Meditação e as práticas de relaxamento são geradoras de bem estar. Esvaziar a mente através da respiração ou massagens é indutor da produção de Serotonina pelas sensações que despertam.








Estas são algumas atitudes a desenvolver porque está depressivo ou apenas quer estimular o seu cérebro de forma saudável. Estas práticas têm resultados comprovados. O que custa é  começar.  Dar o primeiro passo é difícil. É necessário empenho de quem está próximo do indivíduo deprimido, no sentido do apoio, do estimulo. Depois, depois o caminho faz se caminhando. Os resultados de médio prazo são motivadores. E não temos nada a perder... Bem pelo contrário, as aquisições serão a vários níveis :

Melhora na qualidade da alimentação  Aproxima- se do peso ideal Aumento da cultura musical e literária  Controle sobre as emoções  Melhora a capacidade física... 

Vale a pena tentar!  Não vos parece? 





Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts. Agradecemos os seus comentários.

Obrigada!



A publicação destas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde. Antes de adoptar qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde.

40 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com