Dia dos... Enamorados


Ao longo do ano os dias voam do calendário. Mas os dias não são todos iguais. Existem Dias Especiais, dias de Celebração, de Homenagem ou de chamar a atenção urgente sobre situações de Grande relevância. Alguns desses Dias Especiais gozam da nossa simpatia outros nem por isso. 



Imagem de 小平 郝 por Pixabay






















Em relação ao Dia  dos Namorados, mea culpa, desenvolvi ao longo do tempo, erradamente, excesso de critica com argumentos, muito válidos, de

"Namorar não pode ser um dia no calendário" até o "Amor celebra-se todos os dias".

Quis a vida que amadurecesse e também que me cruzasse com a História do Dia 14 de Fevereiro, dedicado aos Namorados e a S.Valentim.


O monge  casamenteiro que livrou muitos mancebos da guerra, casando-os com as suas amadas. Segundo reza  uma versão da história, o então imperador romano Claudio II, entendia que homens solteiros eram melhores guerreiros. Por esse motivo, em tempo de guerras os casamentos estavam proibidos.

Para sua desgraça, o monge Valentim não acatou essa ordem. Casou muitos jovens quando não era permitido. Foi preso e condenado á  morte. No cárcere recebeu inúmeros bilhetes e ramos de flores de jovens que uniu, e que assim expressavam a sua gratidão e enalteciam o poder do Amor.



Contudo, talvez hoje não fosse lembrado, não fora ter-se apaixonado pela filha do carcereiro, uma linda jovem cega. O amor de Valentim e o poder da sua fé curaram a jovem da sua cegueira. Deu-se um milagre de Amor. Todos sabemos que o Amor faz Milagres! 

Valentim morreu a 14 de Fevereiro.

Posteriormente foi canonizado, de monge passou a S.Valentim.

Homenageá-lo é  homenagear o Amor e o seu poder .

No sec. V a Igreja  Católica instituiu 14 de Fevereiro como Dia dos Namorados e de S. Valentim,  assinalado no calendário religioso, como meio de promover o casamento e legitimar o conceito de família.



Photo by Dellon Thomas from Pexels

Passou a celebrar-se o Amor neste Dia Especial.

Um pouco por  todo o lado, ao aproximar-se este dia, o ar veste-se de símbolos do Amor: postais alusivos, corações, ursinhos de peluche, belos  ramos de flores,  fragrâncias exóticas sugerem presentes, programas a dois... Param as rotinas que secam o Amor e descobre-se como é  bom ter tempo para Namorar!

É por isso também que aos poucos vou simpatizando mais com este Dia. Pela oportunidade que cria no sentir que sabe a pouco. Sabe a pouco ter um só  dia para Namorar, sair a dois.





Na minha forma irreverente de questionar o Mundo e as Coisas, há  muito tempo decidi trocar o nome e as voltas ao dia de S Valentim.  Por decreto pessoal, resolvi chamar-lhe Dia dos Enamorados! Enamorado cheira a romance, a borboletas no estômago,  a palpitações de Quando te vejo! A beijos longos e a braços entrelaçados

( ...de quem é  esta mão, é  tua ou é  minha)


Os Enamorados namoram muito e lá vão arranjando tempo para "só nós dois" por entre dias atarefados. Os Enamorados trocam as voltas á  rotina, vestem-se de paixão e vão celebrar o Amor que os juntou em Todos os Dias do Ano, no Jantar do Dia de S.Valentim! Feliz  Dia dos ...Enamorados!





















#SaoValentim #DiadosNamorados #AmorTodososDias

Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para

futuros posts.

Agradecemos os seus comentários.

Obrigada!

8 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com