Famílias Tóxicas

Já todos ouvimos essa designação. Tóxicas são as pessoas com quem é difícil conviver, pelos seus padrões de comportamento e pela sua exigência. Mas que fazer quando estas pessoas fazem parte do núcleo familiar?



Foto: Pixabay


A família é o lugar onde somos acolhidos, onde ocorrem as nossas primeiras experiências, onde nos fortalecemos... Ao longo da vida, é o lugar para onde voltamos quando o mundo se torna hostil ou muito simplesmente onde vamos carregar energias! E é reconfortante pensar que é assim e que sempre será!



Sabemos que a convivência familiar envolve várias dinâmicas emocionais, nem sempre fáceis. As dificuldades surgem pelos motivos mais variados. Todos já reagimos mal a uma crítica vinda de um pai ou irmão a quem não reconhecemos direito de o fazer. A nossa mãe já perdeu a paciência muitas vezes quando não agimos de acordo com a sua sábia orientação... Em todas as famílias existem conflitos que advêm da proximidade e convívio quotidiano, mas facilmente ultrapassáveis pelo amor que une os seus membros e dissolve qualquer mágoa.



Mas existem famílias cujas relações são demasiado difíceis, demasiado sofridas. Compostas por um ou mais membros mal humorados, críticos e exigentes, não raras vezes manipuladores e pouco assertivos. Onde a tensão e o sofrimento emocional são uma constante. A imagem reparadora de família desaparece e em seu lugar surge o caos afectivo e disfuncional, que agride e desorienta. Palco de sentimentos contraditórios, o mais provável é estarmos perante uma família tóxica.



Ao contrário do que acontece com os amigos, a família não se escolhe. A família é para sempre. É isso que aprendemos e ensinamos. É difícil tirar do nosso convívio um pai, um irmão, um primo, com o argumento de que são de difícil trato, sem que essa atitude não venha acompanhada de um teimoso sentimento de culpa.


Contudo, quando as relações são tão difíceis que põem em em causa o equilíbrio individual e familiar, é imperioso avaliar se se sabe lidar de forma saudável com a situação, ou se temos que considerar uma atitude mais radical de afastamento.

Foto: Jonny Lindner em Pixabay


Sim, às vezes o afastamento é considerado, uma vez que as consequências de um convívio desta natureza, são sérias. Desde problemas psicológicos, como stress, ansiedade e depressão, até aos transtornos de personalidade, à baixa auto-estima, à dificuldade em resolver conflitos, ao complexo de inferioridade... A lista é longa.



"As emoções perturbadoras e as relações tóxicas foram identificadas como factores de risco que favorecem a aparição de algumas doenças "

- Daniel Goleman.




Estas relações fragilizam.

Fragilizam o indivíduo saudável, mas alimentam o indivíduo tóxico.

Quando se tem consciência de que se está inserido numa família com estas características, é importante procurar ajuda. Um amigo, ou um profissional (psicólogo, terapeuta familiar) para aprender a enfrentar os conflitos e a melhorar a forma de agir.




Aprender que algumas atitudes podem atenuar de forma

gratificante o ambiente.


- Aumentar a assertividade.


- Desenvolver paciência.


- Evitar atitudes precipitadas.


- Ter empatia (ver o nosso post Empatia... Ou o lugar do outro).


- Respeitar a intimidade e o espaço que cada um ocupa dentro da família.


- Reflectir antes de tomar iniciativas, opiniões ou comentários que possam levar ao conflito.




Sempre que for oportuno deve-se aproveitar para tentar que os membros da família aceitem ajuda psicológica, individual ou em grupo. Não será com certeza uma tarefa fácil. Como sabemos, existem situações muito complexas e é por isso necessário estar atento aos limites quer mentais quer físicos que não devem ser ultrapassados.




Acima de tudo é importante escolher ser Feliz.




Sim ser Feliz é uma escolha.


Uma escolha que ajuda a relevar,

a condescender, a ser mais flexível

nas relações com pessoas difíceis.


Comportamento gera comportamento.


Só podemos mudar o nosso!







Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts. Efetue Login para deixar o seu comentário.

Obrigada!

24 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com