Limpar a Casa Grande: o Mundo em que Existimos!

Atualizado: 3 de Dez de 2019


Sou apenas mais um habitante deste Planeta. Nada mais do que isso. Apenas isso. Único e ao mesmo tempo tão igual a tantos outros. Temos um mesmo denominador comum . Existimos. Vivemos. Amamos. Somos tudo isso num espaço maravilhoso que nos brinda e acolhe chamado Terra.





Como muitos outros de nós, estou apreensiva. Preocupada até. Fenómenos meteorológicos raros, violentos, fora de tempo, anunciam ruidosamente alterações climatéricas graves.


Pergunto-me que faço eu?  Que peso tem um gesto individual? Que diferença fará? Á medida que estes pensamentos surgem, as respostas trazem apaziguamento. Reciclo. Não deito lixo no chão . Pondero os meus consumos. Reutilizo. Apanho lixo que outros deixam cair inadvertidamente (?!.) Fico feliz quando tenho coragem(!?) de apanhar um papel, uma garrafa... e os deixo seguros e devidamente arrumados no ecoponto respectivo. Não por por me achar mais consciente do que quem os deixou por ali, mas porque estou a fazer aquilo em que acredito.

E isso antes de mais faz-me bem. Faz-me sentir bem. E é com gratidão por este espaço maravilhoso, que me embala o corpo e os sonhos que tento não vacilar nestas atitudes, algumas recentes. É preciso aprender a fazer diferente. O Verão vai alto. As campanhas de preservação da natureza sucedem-se no sentido de apelar á consciência cívica. De não poluir. De recolher o lixo das praias, dos espaço espaços verdes...  Trocam-se garrafas de plástico por cafés em bares de praia, assim como canecas de beatas por canecas de cerveja estupidamente gelada! Sensibiliza-se para recolher em cada ida à praia 3 objetos de plástico ... Com o lixo recolhido nas praias faz-se Arte... Arte para fazer pensar! Mergulhadores (mais de 600) entram no Guiness Book ao mergulharem para limpar o fundo de uma Baia nos Estados Unidos... Estamos a fazer algo! Cada um com seu peso e sua medida.

.... Tristes dias vivemos! Como estamos a educar? Apanhamos beatas quando valem cerveja!?... Limpar o Planeta é cuidar de nós! Isso já é um bem em si mesmo! Todas estas iniciativas servem a nós adultos menos responsáveis, mas não  servem como modelo pedagógico. 

Recentemente, numa interação com um menino de apenas 4 anos, e falando de poluição… e da necessidade de separar o lixo, de o acondicionar devidamente, o dialogo fluiu e deu voz a personagens que manipulámos nas nossas mãos. Os fantoches preocupados tomaram medidas. Desenvolveram atitudes. E passaram a apanhar o lixo que encontravam… não importava quem tinha sido o responsável! Queriam a natureza limpa, e isso era o mais importante!

Dias mais tarde, a mãe desta criança contou-me que numa ida ao Parque Infantil, o filho ao reparar em papéis espalhados no chão do recinto reage de uma forma inesperada para ela. Surpresa ela ouve um "Mãe, posso ir apanhar os papéis e pôr no lixo?”

Escutei este episódio atenta e emocionada… emocionada como sempre fico diante do aprendizado. Abençoado sejas pequeno Homem, pela esperança que representa na construção de um mundo melhor… PORQUE SIM! Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para

futuros posts.

Obrigada!

7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com