Naturopatia. Sim ou não?

Atualizado: 9 de Ago de 2019




Quando se fala em Naturopatia imediatamente surgem na minha mente associações aos chás e infusões que a Mãe ou a Avó tinham sempre à mão. Na despensa, em fila,  lá estavam as caixinhas, onde moravam as folhas de erva Príncipe, a erva Cidreira. Também o Dente de Leão que limpava o fígado do papá, tão dado a achaques! A Folha de Oliveira que aromatizava o chá que a avó tomava para o coração... Pés de Cereja e Barbas de Milho para os problemas de bexiga do tio Julio. E Marcela!, essa quem a apanhava era eu. Era para abrir o apetite (nessa época eu não gostava de comer). Lembro-me como se fosse hoje. Era tormento a dobrar. Só o nome me fazia arrepiar a boca até ao estômago! Marcela, uma flor pequenina, amarelinha de cheiro amargo e acre, da qual se fazia uma poção mágica. As malvas... A Farmácia da avó morava na despensa, arrumadinha em latas vistosas !

Estas imagens que povoam as minhas memórias são sugeridas pelo termo Naturopatia, contudo agora o termo envolve outras práticas, ingredientes e métodos, associados ao conceito de curar, sarar,  melhorar o corpo físico. Têm sido alvo de polémica nos últimos tempos... Quer seja por interesses económicos ou outros, meio mundo quer desacreditar que o chá de Cidreira da Avó Custódia que me alivia as dores de estômago, afinal não me alivia!



Claro que hoje em dia existem outros produtos ao dispor do naturopatia a partir de extractos de plantas, como os óleos essenciais, suplementos alimentares e outros. As plantas estão na base de muitos medicamentos testados cientificamente, mas não, não são uma varinha mágica!

Não resolvem todos os problemas de saúde. O bom censo deve imperar. Devemos sim questionar, investigar, quando se trata de cuidar da nossa saúde, sem fanatismos ou excessos de zelo. A resposta mais assertiva, surgirá muito sábiamente de coadjuvar! De integrar o que for  melhor e mais eficaz em cada situação.




Eu cá vou continuar a preferir os meus comprimidos de Passiflora para combater as longas noites brancas de insónias! Não tem nem álcool! Nenhum químico!! E tem um nome tão bonito: Passi flora - Flor da Paixão! A bela flor de maracujá!!  Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts. Efetue Login para deixar o seu comentário.

Obrigada!

13 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com