O que Precisas de Saber sobre a Tua Pele!
Atualizado: Mar 25
Hoje venho falar-vos de pele!
Muitas das vezes, confundimos pele seca com pele desidratada MAS sabiam que são conceitos diferentes?
Quando falamos em pele, podemos direcionar a nossa atenção em dois caminhos diferentes: natureza da pele ou condição da pele!
Na primeira, a natureza da pele, podemos estar presentes de vários tipos:
- Pele normal: esta pele, à partida, é homogénea, sem poros visíveis a olho nu e apresenta um brilho moderado;
- Pele seca: com poros pequenos, pode apresentar escamação e falta de elasticidade;
- Pele oleosa: com brilho excessivo, devido à elevada produção de sebo;
- Pele mista: pele com tendência a oleosa na zona t (testa, nariz e queixo) e poderá ser mais seca ou normal na restante face.
Em relação à condição de pele, esta pode ser:
- Pele desidratada: geralmente a origem está no clima, poluição e fatores externos como os aquecimentos e ar condicionado. A pele desidratada tem dificuldade em reter água nas células e os principais sintomas são: tensão, formigueiro, falta de flexibilidade e a pele apresenta linhas de desidratação.
- Pele sensível: apresenta-se sob a forma de uma pele extremamente reativa, ficando vermelha com muita facilidade. Torna-se complicado escolher produtos para a mesma.
- Pele madura: pele com sinais de envelhecimento.
Ao analisarmos estas duas categorias ( tipos e condições de pele) conseguimos, facilmente, perceber que os tipos de pele não são alteráveis MAS as condições podem ser reversíveis.

Sabiam que, segundo estudo feito com mulheres (francesas, americanas, chinesas e brasileiras), 77% das mulheres consideram o cansaço e privação de sono o maior inimigo da pele!?
Será por isso que, muitas mulheres, por mais marcas de cremes que escolham, sentem que a sua pele continua desidratada e com sinais de envelhecimento?
Esta é uma questão que nos faz pensar e, a nós aromaterapeutas, ter esperança que seja esta mais uma área em que a Aromaterapia possa vingar!
Existem muitos óleos essenciais, óleos vegetais e, até hidrolatos, que vocês podem usar na vossa rotina de pele! MAS ANTES foquem a atenção na origem e, por isso, usem, por exemplo, uma difusão de lavanda verdadeira, meia horinha antes de dormir! Criem um ambiente relaxante na vossa casa antes de se deitarem: diminuam intensidade da luz, baixem o som da televisão, leiam e, se gostarem, podem aproveitar para meditar ou, simplesmente, fechar os olhos e ouvir uma música relaxante.
Durante a noite, podem ter, em difusão passiva, numa pedra de lava ou bolinha de algodão o óleo essencial de lavanda de forma a diminuir os despertares noturnos e para quando estes acontecerem, conseguirem voltar ao sono mais facilmente!
Quanto ao uso da aromaterapia na vossa rotina de pele, durante a semana, no Facebook e Instagram, podem acompanhar várias dicas, pois esta semana que se aproxima vai ser dedicada ao tema! Não percam!
Beijinhos aromáticos e um excelente fim-de-semana!
Cátia Fernandes, a tua Aromaterapeuta
Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts.
Deixe o seu comentário em baixo.
Obrigada!
A publicação destas informações não constitui prática de medicina e estas informações não substituem o conselho do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde.
Antes de adoptar qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde.
Tags: