Pensamento, a Quanto Obrigas

Atualizado: 22 de Jun de 2019


No artigo anterior, intitulado "Cérebro, todos temos um", foi minha intenção descomplicar o conhecimento que temos de tão importante órgão. De forma simplista, todos percebemos o impacto das nossas atitudes no nosso equilíbrio físico e mental. 




Foto: Stefan Keller em Pixabay

Gosto de pensar nos Neurotransmissores como se de rios se tratasse... O seu caudal irriga e alimenta o tecido neuronal que se ilumina. E quando os rios secam?? Ou transbordam? Ou são absorvidos rapidamente? 


Nestes casos estamos perante situações de desequilíbrio, ou doença, possíveis de acontecer. Por exemplo, os níveis de Dopamina estão associados a transtornos como vícios e esquizofrenia. A Serotonina aos transtornos de humor e depressão. A Epilepsia, o Alzheimer e o Parkinson estão associados a transtornos dos neurotransmissores. Os Neurotransmissores são imprescindíveis na relação neuronal e influenciam,  os movimentos involuntários,  o aprendizado e o humor. 




No cérebro humano existem já referenciados cerca de 100 neurotransmissores. Ainda haverá muito a descobrir e a descodificar. Os pensamentos são resultado, mas também provocam uma intensa atividade cerebral. Citando Deepak Chopra

"A saúde é o espelho da nossa consciência". 



Foto: Enrique Meseguer por Pixabay

Existem estudos que comprovam que os pensamentos desencadeiam respostas correspondentes a nível fisiológico, sejam eles de sinal positivo ou negativo.

Quer isto dizer, que pensar positiva ou negativamente gera harmonia ou transtorno biológico. Está na base da saúde ou doença. 

"Todos os estados de humor ficam impressos nas nossas células", afirma Deepak Chopra, notável endocrinologista. 


Que responsabilidade! 





Vamos estar mais atentos e pensar positivo... reagir com mais sentido de humor...Ser mais geradores de consensos... Ter mais relacionamentos pautados pelo equilíbrio...

Pela nossa saúde! 




Não será demais repetir, que esta é uma matéria na qual não sou especialista, embora me seduza. É um convite a outro olhar sobre as coisas que não dominamos, mas precisamos conhecer minimamente. Afinal,  corpo todos temos um! 



Foto: johnhain em Pixabay


Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts. Efetue Login para deixar o seu comentário.

Obrigada!

18 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com