Verão...Chegou o Verão!

Atualizado: 10 de Jul de 2019


Junho chegou. Traz o Verão na algibeira e no coração uma grande vontade de viver momentos adiados...


Chega o bom tempo, as férias espreitam e os dias a voar no calendário. Sim, o porque o Verão voa. Voa como voam o sonho e a fantasia. Temos que voar com ele e ir nas suas asas ao encontro da família, dos amigos, de outras paragens...

Verão, embora não rime, combina com sol e mar e praia! Que bom é ir à praia. Comer aquele peixinho acabado de pescar! Tomar um refrescante banho de mar!





Desfrutar da praia traz imensos benefícios para a saúde física e mental. Neurocientistas da Universidade Kobe no Japão, elaboraram um estudo para avaliar o efeito da praia sobre a saúde humana. A sensação de paz e tranquilidade que experimentamos junto ao mar é denominada "espaço azul" ou "mente azul".



Este estado mental é resultado dos estímulos e sensações que experimentamos. O enterrar os pés na areia, os aromas do oceano, o sol que nos beija a pele, a água que nos refresca, a brisa que nos abraça os cabelos, o caminhar na areia fina e molhada...os gritos alegres das gaivotas e um dos maiores espectáculos da terra; o pôr do sol...o momento em que o astro rei se deita sobre a água para adormecer os seus raios!




Este estado mental é resultado dos estímulos e sensações que experimentamos. O enterrar os pés na areia, os aromas do oceano, o sol que nos beija a pele, a água que nos refresca, a brisa que nos abraça os cabelos, o caminhar na areia fina e molhada...os gritos alegres das gaivotas e um dos maiores espectáculos da terra;

o pôr do sol...o momento em que o astro rei se deita sobre a água para adormecer os seus raios!



O estado mental "espaço azul" que resulta destas e de outras vivências, limpa a mente e produz um efeito equivalente à meditação.

Uns dias junto ao mar regula a pressão sanguínea, estimula a criatividade, combate o stress e a depressão. As vias respiratórias agradecem e a sintetização de vitamina D melhora pela acção do sol.




Contudo, a exposição solar obedece a algumas regras de proteção. Evitar o sol entre as 12 horas e as 16 é um cuidado a cumprir rigorosamente,

assim como usar sempre um bom protector solar.



A escolha do protector deve recair sobre os que, além de protegerem dos raios nocivos, protegem também a flora e a fauna marinhas. Ser biodegradável, não possuir filtros nem conservantes químicos, devem ser outros factores a ter em conta. As aplicações de protector solar devem ser generosas e repetidas ao longo do dia, especialmente depois dos banhos de mar.


Falar de praia é falar dos oceanos e da crescente preocupação com a poluição das suas águas, sobretudo o plástico que representa uma séria ameaça à vida marinha. Têm sido levadas a cabo muitas acções no sentido de minorar este tipo de poluição. Como exemplo disso, alguns bares junto ao mar trocam um delicioso café por lixo recolhido nas praias. Outro exemplo de conscientização de que todos fazemos muito, é o recém criado movimento que incentiva cada utilizador da praia a recolher pelo menos três objectos considerados lixo.




O papel das gerações vindouras será de crucial importância na regeneração e proteção do planeta. Educar é dar o exemplo. As crianças e jovens aprendem com o que vêem fazer.





Façamos!


A terra é de todos!


Que seja um Verão inesquecível,

repleto de momentos deliciosos

para guardarmos no coração!




Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts. Efetue Login para deixar o seu comentário.

Obrigada!

13 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Same day Shipping!

Portes Grátis em encomendas

superiores a 30€

(ver condições

Embalagens Sustentáveis

Reutilizamos as embalagens bem como o material de proteção.

Todos os produtos em deRAIZ,  são Cruelty- Free.

I n f o r m a ç õ e s

Email:

Tel:

Endereço:

Ed. Marialva esc. nº7

3060-180 Cantanhede

Portugal

Sobre Nós

2018 by deRAIZ ©   Proudly created with Wix.com